A nossa música popular é repleta de referências a religião de matriz africana. O Negro quando veio para as terras brasileiras , subjugado, como escravo , aparentemente só trazia a rota roupa que lhe cobria o corpo massacrado. Aparentemente , pois trazia em suas mentes e em seus corações a crença de seu povo , vinda já desde os mais remotos ancestrais. Esta fé ainda se mantém em tantos dos descendentes da raça , fieis à crença dos seus antepassados, e se faz ressaltar em muitas músicas da nossa MPB .

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

No sincretismo afrocatólico, Oxalá representa Jesus , assim , começaremos por algumas músicas reverenciadoras deste orixá nas belas músicas que se seguem :

Axé, Babá
Gilberto Gil

Meu pai Oxalá
Dá-nos a luz do teu dia
De noite a estrela-guia
Da tua paz
Dentro de nós
Meu pai Oxalá
Dá-nos a felicidade
O pão da vitalidade
Do teu axé
Do teu amor
Do teu axé
Do teu amor
Ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô
Axé, babá
Ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô
Axé, babá
Ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô
Axé, babá
Ô-ô-ô-ô-ô-ô-ô

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NP1slzw_bwg




Meu pai Oxalá
Vinicius de Moraes


Atotô, Obaluaiê
Atotô, babá
Atotô, Obaluaiê
Atotô, babá

Vem das águas de Oxalá
Essa mágoa que me dá
Ela parecia o dia
A romper da escuridão
Linda no seu manto
Todo branco
Em meio à procissão
E eu
Que ela nem via
Ao Deus pedia amor
E proteção

(2x):
Meu pai Oxalá
É o rei
Venha me valer
Meu pai Oxalá
É o rei
Venha me valer
O velho Omulu
Atotô, Obaluaiê
O velho Omulu
Atotô, Obaluaiê

Que vontade de chorar
No terreiro de Oxalá
Quando eu dei
Com a minha ingrata
Que era filha de Iansã
Com a sua espada
Cor-de-prata
Em meio à multidão
Cercando Xangô
Num balanceio
Cheio de paixão

(2x):
Meu pai Oxalá
É o rei
Venha me valer
Meu pai Oxalá
É o rei
Venha me valer
O velho Omulu
Atotô, Obaluaiê
O velho Omulu
Atotô, Obaluaiê

Atotô, Obaluaiê
Atotô, babá
Atotô, Obaluaiê
Atotô, babá

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_ahsXzmmplU

http://www.youtube.com/watch?v=K7NP1AraE8A




Afoxé é
Gilberto Gil


Ê-ô, ê-ô
Ê-ô, ê-ô
É bom pra ioiô
É bom pra iaiá


O afoxé é da gente
Foi de quem quis
É de quem quiser
Sair do Pé do Caboclo
Até a Praça da Sé

O afoxé é semente
Plantou quem quis
Planta quem quiser
Tem que botar fé no bloco
Tem que gostar de andar a pé

Tem que aguentar sol a pino
Tem que passar no terreiro
E carregar o menino, oh, oh
Tem que tomar aguaceiro
Tem que saber cada hino
E cantar o tempo inteiro, oh

O afoxé, seu caminho
Sempre se fez
Sempre se fará
Por onde estiver o povo
Esperando pra dançar

O afoxé vai seguindo
Sempre seguiu
Sempre seguirá
Com a devoção do negro
E a bênção de Oxalá


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SEVYDc_N_CA



Orixá muito cultuada no candomblé é Oxum ; responsável por muitos sucessos na nossa MPB . Veja algumas delas :


Oxum
Zezé Motta

Oxum senhora bonita
Xangô não resistiu
Oxum senhora bendita
Meu canto de fé
Por seu encanto sentiu

Eu estava na cachoeira
E o sol logo refletiu
E em pingos resplandecentes
De outro seu leque surgiu

Ora yê yê Oxum
Ora yê yê Oxum
Ora yê yê minha mãe

Ora yê yê Oxum
Ora yê yê Oxum
Ora yê yê minha mãe

http://www.youtube.com/watch?v=PKVKMSO3fLs


Mamãe Oxum
Zeca Baleiro

Eu vi mamãe oxum na cachoeira
Sentada na beira do rio
Colhendo lírio lirulê
Colhendo lírio lirulá
Colhendo lírio
Pra enfeitar o seu congá

Ê areia do mar que o céu serena
Ê areia do mar que o céu serenou
Na areia do mar mar é areia
Maré cheia ê mar marejou

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WlhzBNcMGnI#!



É d'Oxum
Gerônimo

Nessa cidade todo mundo é d'Oxum
Homem, menino, menina, mulher
Toda gente irradia magia
Presente na água doce
Presente na água salgada
Presente na água doce
Presente na água salgada

E toda cidade brilha
Seja tenente ou filho de pescador
Ou importante desembargador
Se der presente é tudo uma coisa só
A força que mora n'água
Não faz distinção de cor
E toda cidade é d'Oxum
É d'Oxum
É d'Oxum
Eu vou navegar
Eu vou navegar nas ondas do mar
Eu vou navegar nas ondas do mar

Iá aguibá Oxum aurá olu adupé

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ZJzTCPCnEGw#

http://www.youtube.com/watch?v=scwm1Lav08A



Yemanjá é outro orixá de muito apelo:

Dois de Fevereiro
Dorival Caymmi

Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá
Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá
Escrevi um bilhete a ela Pedindo pra ela me ajudar
Ela então me respondeu
Que eu tivesse paciência de esperar
O presente que eu mandei pra ela
De cravos e rosas vingou
Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou
Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_1kwtW1r2a

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=RMtlN7HU-7I#!



Nesta bela música Gilberto Gil reverencia Logum Edé

Logun Edé
Gilberto Gil

É de Logunedé a doçura
Filho de Oxum, Logunedé
Mimo de Oxum, Logunedé - edé, edé
Tanta ternura

É de Logunedé a riqueza
Filho de Oxum, Logunedé
Mimo de Oxum, Logunedé - edé, edé
Tanta beleza

Logunedé é demais
Sabido, puxou aos pais
Astúcia de caçador
Paciência de pescador
Logunedé é demais

Logunedé é depois
Que Oxossi encontra a mulher
Que a mulher decide ser
A mãe de todo prazer
Logunedé é depois

É pra Logunedé a carícia
Filho de Oxum, Logunedé
Mimo de Oxum, Logunedé - edé, edé
É delícia

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=MYr6blScIB8

http://www.youtube.com/watch?v=2KxRw4osfQA


Oju-obá é o mesmo Obá , nesta música magistral do Caetano Veloso


Caetano Veloso
Milagres Do Povo

Quem é ateu
E viu milagres como eu
Sabe que os deuses sem deus
Não cessam de brotar
Nem cansam de esperar
E o coração
Que é soberano e que é senhor
Não cabe na escravidão
Não cabe no seu não
Não cabe em si de tanto sim
É pura dança e sexo e glória
E paira para além da história

Ojú obá ia lá e via
Ojú obá ia
Xangô manda chamar
Obatalá guia
Mamãe oxum chora
Lágrima alegria
Pétala de iemanjá
Iansã oiá ria
Ojú obá ia lá e via
Ojú obá ia
Obá

É no xaréu
Que brilha a prata luz do céu
E o povo negro entendeu
Que o grande vencedor
Se ergue além da dor
Tudo chegou
Sobrevivente num navio
Quem descobriu o brasil
Foi o negro que viu
A crueldade bem de frente
E ainda produziu milagres
De fé no extremo ocidente

Ojú obá ia lá e via...

http://www.youtube.com/watch?v=eiF7JcgLtxM




Veja como a fé nos orixás se mostra fortemente evidenciada aqui


Canto de Ossanha
Vinicius de Moraes


-"O canto da mais difícil
E mais misteriosa das deusas
Do candomblé baiano
Aquela que sabe tudo
Sobre as ervas
Sobre a alquimia do amor"

Deaaá! Deeerê! Deaaá!

O homem que diz "dou"
Não dá!
Porque quem dá mesmo
Não diz!
O homem que diz "vou"
Não vai!
Porque quando foi
Já não quis!
O homem que diz "sou"
Não é!
Porque quem é mesmo "é"
Não sou!
O homem que diz "tou"
Não tá
Porque ninguém tá
Quando quer
Coitado do homem que cai
No canto de Ossanha
Traidor!
Coitado do homem que vai
Atrás de mandinga de amor...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Não Vou!
Vai! Vai! Vai! Vai!

Não Vou!...
Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...

Amigo sinhô
Saravá
Xangô me mandou lhe dizer
Se é canto de Ossanha
Não vá!
Que muito vai se arrepender
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer
Pergunte pr'o seu Orixá
O amor só é bom se doer...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!...

Que eu não sou ninguém de ir
Em conversa de esquecer
A tristeza de um amor
Que passou
Não!
Eu só vou se for prá ver
Uma estrela aparecer
Na manhã de um novo amor...

Vai! Vai! Vai! Vai!
Amar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Sofrer!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Chorar!
Vai! Vai! Vai! Vai!
Dizer!...(2x)

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=d81M1guejXQ

http://www.youtube.com/watch?v=-j-WMHlqIT0

http://www.youtube.com/watch?v=NtbEGvO6010

http://www.youtube.com/watch?v=2sTayb25qLQ



Muzenza significa o recém iniciado no candomblé.

Swing da cor
Daniela Mercury


Não
Não me abandone
Não me desespere
Porque eu não posso
Ficar sem você

Não, não, não
Não me abandone
Não me desespere
Porque eu não posso
Ficar sem você

Eu não posso ficar
Ficar sem você
Eu não posso ficar
Ficar sem te ver

Vem
Pro swing da cor
Relaxar o calor
E quem sabe
Me amarrar

Vem
Que o teu sorriso
É pequeno
No teu beijo
Tem veneno
E está querendo
Me apaixonar

Ticurupaco, kioiô
Eu sou Muzenza, larauê
Ticurupaco, kioiô
Eu sou Muzenza, larauê

Ticurupaco, kioiô
Eu sou Muzenza, larauê
Ticurupaco, kioiô
Eu sou Muzenza, larauê

Aia, ulêlêlê lêlê aia
ulêlêlê lêlê aia
Com Muzenza eu vou
Ah, ah, ah, ah

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wND1gEy9mWI



Orixá que é bastante aclamado na nossa MPB é Oxossi :

Nem Ouro Nem Prata
Rui Mauriti

Eu vi chover, eu vi relampear
Mas mesmo assim o céu estava azul
Samborê, Pemba, Folha de Jurema
Oxóssi reina de norte a sul

Sou brasileira faceira
Mestiça, mulata
Não te ouro nem prata
O samba que sangra do meu coração

Tua menina de cor
Pedaço de bom carinho
Entrei no teu passo, malandro
Eu não sou como a tal Conceição

Chega de tanto exaltar essa tal de saudade
Meu caboclo moreno, mulato
Amuleto do nosso Brasil
Olha, meu preto bonito
Te quero, prometo, te gosto
Pra sempre do samba-canção
Ao primeiro apito do ano 2000

http://www.youtube.com/watch?v=Tr4JJNQEe98

http://www.youtube.com/watch?v=ucpMBKoIg9M




Cavaleiro de Aruanda
Ronnie Von

Quem é o cavaleiro que vem lá de Aruanda
É Oxóssi em seu cavalo com seu chapéu de banda
(2x)

Quem é esse cacique glorioso e guerreiro
Vem montado em seu cavalo descer no meu terreiro

Vem de Aruanda uê
Vem de Aruanda uá
(3x)

Ele é filho do verde, ele é filho da mata
Saravá Senhor Oxóssi, a sua flecha mata

Vem de Aruanda uê
Vem de Aruanda uá

http://www.youtube.com/watch?v=_bkTtnC2YUw

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_bkTtnC2YUw#!

http://www.youtube.com/watch?v=VTNiTnjxjUw

http://www.youtube.com/watch?v=6qh6oSdjals

http://www.youtube.com/watch?v=AbSRYSY2Z-g



Aprecie agora esta sequência de músicas sobre Iemanjá  ; note também seus váriados nomes :


Iemanjá Rainha do Mar
Maria Bethânia


Quanto nome tem a Rainha do Mar?
Quanto nome tem a Rainha do Mar?

Dandalunda, Janaína,
Marabô, Princesa de Aiocá,
Inaê, Sereia, Mucunã,
Maria, Dona Iemanjá.

Onde ela vive?
Onde ela mora?

Nas águas,
Na loca de pedra,
Num palácio encantado,
No fundo do mar.

O que ela gosta?
O que ela adora?

Perfume,
Flor, espelho e pente
Toda sorte de presente
Pra ela se enfeitar.

Como se saúda a Rainha do Mar?
Como se saúda a Rainha do Mar?

Alodê, Odofiaba,
Minha-mãe, Mãe-d'água,
Odoyá!

Qual é seu dia,
Nossa Senhora?

É dia dois de fevereiro
Quando na beira da praia
Eu vou me abençoar.

O que ela canta?
Por que ela chora?

Só canta cantiga bonita
Chora quando fica aflita
Se você chorar.

Quem é que já viu a Rainha do Mar?
Quem é que já viu a Rainha do Mar?

Pescador e marinheiro
que escuta a sereia cantar
é com o povo que é praiero
que dona Iemanjá quer se casar.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=_cKsvrOGSMI#!



Lenda das Sereias
Marisa Monte


Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
São rainhas do mar

Mar, misterioso mar
Que vem do horizonte
É o berço das sereias
Lendário e fascinante

Olha o canto da sereia
Ialaó, oquê, ialoá
Em noite de lua cheia
Ouço a sereia cantar
E o luar sorrindo
Então se encanta
Com as doces melodias
Os madrigais vão despertar

Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia
Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia

Toda a corte engalanada
Transformando o mar em flor
Vê o Império enamorado
Chegar à morada do amor

Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá
Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
São rainhas do mar

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jP7kDeX1_Wo

http://www.youtube.com/watch?v=Icprh4C15PM



Caminhos do Mar
Gal Costa

Yemanja Odoiá Odoiá
Rainha do mar
Yamanja Odoiá Odoiá
Rainha do mar

O canto vinha de longe
De la do meio do mar
Não era canto de gente
Bonito de admirar

O corpo todo estremece
Muda cor do céu do luar

Um dia ela ainda aparece
É a rainha do mar

Yemanja Odoiá Odoiá
Rainha do mar
Yemanja Odoiá Odoiá
Rainha do mar

Quem ouve desde menino
Aprende a acreditar
Que o vento sopra o destino
Pelos caminhos do mar

O pescador que conhece
as historias do lugar
morre de medo e vontade
de encontrar Yemanja

Yemanja Odoiá Odoiá
Rainha do mar
Yemanja Odoiá Odoiá
Rainha do mar

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8GRVNYDdOVY#at=13



Yansã é outro orixá bastante cultuado. Nesta música, o seu envolvimento com Ogum e Xangô.

A Deusa dos Orixás
Clara Nunes

Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
(3X)

Yansã penteia os seus cabelos macios
Quando a luz da lua cheia clareia as águas do rio
Ogum sonhava com a filha de Nanã
E pensava que as estrelas eram os olhos de Yansã

Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar

Na terra dos orixás, o amor se dividia
Entre um deus que era de paz
E outro deus que combatia
Como a luta só termina quando existe um vencedor
Yansã virou rainha da coroa de Xangô

Mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar
mas Yansã, cadê Ogum? Foi pro mar



http://www.youtube.com/watch?v=Gs17NDxlCTs

http://www.youtube.com/watch?v=Yuo-nPB-zgk

http://www.youtube.com/watch?v=0b1YSRKiLVk

http://www.youtube.com/watch?v=GNjsW-2lojI




No candomblé se acredita que cada pessoa tem um orixá , o que determina seu protetor.

Nega De Obaluaê
Wando

- Nega, esta é pra você.
Nega, nega {
Nega de Obaluaê. {bis.
Essa nega fez feitiço
Entregou meu nome ao santo
E agora como faço
Sem essa nega malandro
Sei que não posso viver
* Refrão... {bis.
Essa nega tá querendo, {
Querendo me segurar {
Perto dela sou criança {bis.
Não sei quem é meu santo forte {
Nem sei quem é meu orixá. {
* Refrão... {bis.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QUDGuVfnkgQ



Aqui o Chico se reporta ao seu orixá:

Bye, Bye, Brasil
Chico Buarque

Oi, coração
Não dá pra falar muito não
Espera passar o avião
Assim que o inverno passar
Eu acho que vou te buscar
Aqui tá fazendo calor
Deu pane no ventilador
Já tem fliperama em Macau
Tomei a costeira em Belém do Pará
Puseram uma usina no mar
Talvez fique ruim pra pescar
Meu amor

No Tocantins
O chefe dos parintintins
Vidrou na minha calça Lee
Eu vi uns patins pra você
Eu vi um Brasil na tevê
Capaz de cair um toró
Estou me sentindo tão só
Oh, tenha dó de mim
Pintou uma chance legal
Um lance lá na capital
Nem tem que ter ginasial
Meu amor

No Tabariz
O som é que nem os Bee Gees
Dancei com uma dona infeliz
Que tem um tufão nos quadris
Tem um japonês trás de mim
Eu vou dar um pulo em Manaus
Aqui tá quarenta e dois graus
O sol nunca mais vai se pôr
Eu tenho saudades da nossa canção
Saudades de roça e sertão
Bom mesmo é ter um caminhão
Meu amor

Baby, bye bye
Abraços na mãe e no pai
Eu acho que vou desligar
As fichas já vão terminar
Eu vou me mandar de trenó
Pra Rua do Sol, Maceió
Peguei uma doença em Ilhéus
Mas já tô quase bom
Em março vou pro Ceará
Com a benção do meu orixá
Eu acho bauxita por lá
Meu amor

Bye bye, Brasil
A última ficha caiu
Eu penso em vocês night and day
Explica que tá tudo okay
Eu só ando dentro da lei
Eu quero voltar, podes crer
Eu vi um Brasil na tevê
Peguei uma doença em Belém
Agora já tá tudo bem
Mas a ligação tá no fim
Tem um japonês trás de mim
Aquela aquarela mudou
Na estrada peguei uma cor
Capaz de cair um toró
Estou me sentindo um jiló
Eu tenho tesão é no mar
Assim que o inverno passar
Bateu uma saudade de ti
Tô a fim de encarar um siri
Com a benção de Nosso Senhor
O sol nunca mais vai se pôr

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1HnAs3aQalI




Nesta pequena saga , a referência a vários orixás:

Tiro de Misericórdia
João Bosco 

O menino cresceu entre a ronda e a cana
correndo nos becos que nem ratazana.
Entre a punga e o afano, entre a carta e a ficha
subindo em pedreira que nem lagartixa.
Borel, Juramento, Urubu, Catacumba,
nas rodas de samba, no eró da macumba.
Matriz, Querosene, Salgueiro, Turano,
Mangueira, São Carlos, menino mandando,
ídolo de poeira, marafo e farelo,
um deus de bermuda e pé-de-chinelo,
imperador dos morros, reizinho nagô,
o corpo fechado por babalaôs.

Baixou Oxolufã com as espadas de prata,
com sua coroa de escuro e de vício.
Baixou Cão-Xangô com o machado de asa,
com seu fogo brabo nas mãos de corisco.
Ogunhê se plantou pelas encruzilhadas
Com todos seus ferros, com lança e enxada.
E Oxossi com seu arco e flecha e seus galos
e suas abelhas na beira da mata.
E Oxum trouxe pedra e água da cachoeira
em seu coração de espinhos dourados.
Iemanjá, o alumínio, as sereias do mar
e um batalhão de mil afogados.

Iansã trouxe as almas e os vendavais,
adagas e ventos, trovões e punhais.
Oxum-Maré largou suas cobras no chão.
Soltou sua trança, quebrou o arco-íris.
Omulu trouxe o chumbo e o chocalho de guizos
lançando a doença pra seus inimigos.
E Nana-Buruquê trouxe a chuva e a vassoura
Pra terra dos corpos, pro sangue dos mortos.

Exus na capa da noite soltara a gargalhada
e avisaram a cilada pros Orixás.
Exus, Orixás, menino, lutaram como puderam
mas era muita matraca e pouco berro.
E lá no horto maldito, no chão do Pendura-Saia,
Zumbi menino Lumumba tomba da raia
mandando bala pra baixo contra as falanges do mal,
arcanjos velhos, coveiros do carnaval.

- Irmãos, irmãs, irmãozinhos,
por que me abandonaram?
Por que nos abandonamos
em cada cruz?

- Irmãos, irmãs, irmãozinhos,
nem tudo está consumado.
A minha morte é só uma:
Ganga, Lumumba, Lorca, Jesus...

Grampearam o menino do corpo fechado
e barbarizaram com mais de cem tiros.
Treze anos de vida sem misericórdia
e a misericórdia no último tiro.

Morreu como um cachorro e gritou feito um porco
depois de pular igual a macaco.
Vou jogar nesses três que nem ele morreu:
num jogo cercado pelos sete lados.

http://www.youtube.com/watch?v=I_cQDKGaCzg

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Jh46tRvd8F0#at=12

http://www.youtube.com/watch?v=FTQmOBGdGFI

http://www.youtube.com/watch?v=3qRrQtsKSyo






É comum alguém rotular outra pessoa de macumbeira, querendo lhe atribuir um fator pejorativo , graças ao preconceito que há em relação à religião dos orixás. Nesta música , Vanessa da Mata , com muita graça , se afirma macumbeira:


Não me deixe só
Vanessa da Mata

Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Eu tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz (2x)

Não me deixe só
Tenho desejos maiores
Eu quero beijos intermináveis
Até que os olhos mudem de cor

Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Eu tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz

Não me deixe só
Que o meu destino é raro
Eu não preciso que seja caro
Quero gosto sincero do amor

Fique mais, que eu gostei de ter você
Não vou mais querer ninguém
Agora que sei quem me faz bem

Não me deixe só
Que eu saio na capoeira
Sou perigosa, sou macumbeira
Eu sou de paz, eu sou de bem mais

Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Eu tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz (2x)

Ah ah.ah ah ah ah ah aah
Ah ah.ah ah ah ah ah aah
Ah ah.ah ah ah ah ah aah

Fique mais, que eu gostei de ter você
Não vou mais querer ninguém
Agora que sei quem me faz bem

Não me deixe só
Que eu saio na capoeira
Sou perigosa, sou macumbeira
Eu sou de paz, eu sou de bem mais

Não me deixe só
Eu tenho medo do escuro
Tenho medo do inseguro
Dos fantasmas da minha voz

Ah ah.ah ah ah ah ah aah
Ah ah.ah ah ah ah ah aah
Ah ah.ah ah ah ah ah aah



http://www.youtube.com/watch?v=o732oRE_uKE

http://www.youtube.com/watch?v=Cqmen_KN8Vg

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=sS5LUn5Cugw

http://www.youtube.com/watch?v=Zo8yRmXN6CQ

http://www.youtube.com/watch?v=LcQyBIxQOFA



Os Tincoãs foi um importante grupo na relevância do candomblé. Veja duas belas músicas referentes. A primeira exalta de forma apaixonada a devoção ao orixá Nanã :


Cordeiro de Nanã
Os Tincoãs

Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.

Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.

Fui chamado de cordeiro mas não sou cordeiro não.
Preferi ficar calado que falar e levar não.
O meu silêncio é uma singela oração.
Minha santa de fé.

Meu cantar.
(Meu cantar)
Vibram as forças que sustenta o meu viver.
(Meu viver)
Meu cantar.
(Meu cantar)
É um apelo que eu faço a Nãnaê.

Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.

O que peço no momento é silêncio e atenção.
Quero contar o sofrimento que eu passei sem razão.
O meu lamento se criou na escravidão...
Que forçado passei.

Eu chorei.
(Eu chorei)
Sofri as duras dores da humilhação.
(Humilhação)
Mas ganhei, pois eu trazia Nãnaê no coração.

Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.
Sou de Nanã, euá, euá, euá, ê.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YHgpyODefN8#at=51

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=YHgpyODefN8#!




Deixa a Gira Girá
Os Tincoãs

Iê, ô.
Iê, ô.
Ih, iô.

Meu pai veio da Aruanda e a nossa mãe é Iansã.
Meu pai veio da Aruanda e a nossa mãe é Iansã.

Ô, gira, deixa a gira girá.
Ô, gira, deixa a gira girá.
Ô, gira, deixa a gira girá.
Ô, gira, deixa a gira girá.

Deixa a gira girá...
Saravá, Iansã!
É Xangô e Iemanjá, iê.
Deixa a gira girá...

Iê...durururururu, lá, lálailá, lálaiálá.

"Zambi, rô, Zambi
Zambi na qua tê sá
Baquice, baquice, batabaquice de Orixá
Kylê ibai, toté de maiungá
Xê cumarô loxê kulundu loxê keto tá sôto
Atotô, oba!"

Meu pai veio da Aruanda e a nossa mãe é Iansã.
Meu pai veio da Aruanda e a nossa mãe é Iansã.

Ô, gira, deixa a gira girá.
Ô, gira, deixa a gira girá.
Ô, gira, deixa a gira girá.
Ô, gira, deixa a gira girá...

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zrymjzHlYEw



Nesta música a cultura do candomblé é também destaque :


Dandalunda
Margareth Menezes

Bem pertinho da entrada do beco
Um terreiro de Angola e Ketu
Mãe maiamba que comanda o centro
Dona Oxúm dançando Oxóssi no tempo
Lá em cima no tamarineiro
Marinha da pipoca ajoelha
Em janeiro, no dia primeiro
Desce o dono do terreiro
Coquê

Dandalunda, maimbanda, coquê (4X)

Seu zumbi é santo sim que eu sei
Caxixi, agdavi, capoeira
Casa de batuque e toque na mesa
Linda santa Iansã da pureza
Vira fogo, atraca, atraca, se chegue
Vi Nanã dentro da mata do jejê
Brasa acesa na pisada do frevo
Arrepia o corpo inteiro

Coquê dandalunda maimbanda,
Coquê
Dandalunda
Paira na beira
Dandalunda
Da cahoeira
Dandalunda
Paz e água fresca
Dandalunda
Doura dendê

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=nx55Eb-Q_A0

http://www.youtube.com/watch?v=kTMSvsqz4a0

http://www.youtube.com/watch?v=bwFuUfQGix8



Clara Nunes foi uma convicta e empolgada afro-religiosa. O Ijexá, dentro do Candomblé é essencialmente um ritmo que se toca para Orixás, Oxum, Osain, Ogum, Logum-edé, Exu, Oba, Oyá-Yansan e Oxalá.


Ijexa
Clara Nunes

Filhos de Gandhi,badauê
Ylê ayiê,malê debalê,otum obá
Tem um mistério
Que bate no coração
Força de uma canção
Que tem o dom de encantar

Seu brilho parece
Um sol derramado
Um céu prateado
Um mar de estrelas

Revela a leveza
De um povo sofrido
De rara beleza
Que vive cantando
Profunda grandeza

A sua riqueza
Vem lá do passado
De lá do congado
Eu tenho certeza

Filhas de Gandhi
Ê povo grande
Ojuladê,katendê,babá obá
Netos de Gandhi
Povo de Zambi
Traz pra você
Um novo som: Ijexá

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zGusU1wWTUc#!

http://www.youtube.com/watch?v=JurNs-6yGmM



Caetano Veloso é também um entusiasta da cultura afro-religiosa

Sim/Não
Caetano Veloso


No badauê (badauê)
Vira menina, macumba, beleza, escravidão
No badauê (badauê)
Toda grandeza da vida no sim/não
No Zanzibar (Zanzibar)
Essa menina bonita botou amor em mim
No Zanzibar (Zanzibar)
Os orixás acenaram com o não/sim
Afoxé, jeje, nagô
Viva a princesa menina, uma estrela
Riqueza primeira de Salvador
No ylê, ayê (ylê ayê)
Uma menina fugindo beleza amor em vão
No ylê, ayê (ylê ayê)
Toda tristeza do mundo no não/não
No badauê (badauê)
Gira princesa, primeira beleza, amor em mim
No badauê (badauê)
Os orixás nos saudaram com o sim/sim
Afoxé, jeje, nagô
Viva a princesa menina, uma estrela
Riqueza primeira de Salvador







Orixá que também goza de veneração entre os adeptos do candomblé é Xangô. Veja na sequência dois exemplos :


São João, Xangô Menino
Caetano Veloso

Ai, Xangô, Xangô menino
Da fogueira de São João
Quero ser sempre o menino, Xangô
Da fogueira de São João

Céu de estrela sem destino
De beleza sem razão
Tome conta do destino, Xangô
Da beleza e da razão

Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Viva o brilho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João

Olha pro céu, meu amor
Veja como ele está lindo
Noite tão fria de junho, Xangô
Canto tanto canto lindo

Fogo, fogo de artifício
Quero ser sempre o menino
As estrelas deste mundo, Xangô
Ai, São João, Xangô Menino

Viva São João
Viva Refazenda
Viva São João
Viva Dominguinhos
Viva São João
Viva qualquer coisa
Viva São João
Gal canta Caymmi
Viva São João
Pássaro proibido
Viva São João


http://www.youtube.com/watch?v=Js9Nj18RiXw

http://www.youtube.com/watch?v=cwWxXEVRCx4

http://www.youtube.com/watch?v=0-ajY7s5NwU

http://www.youtube.com/watch?v=yDtLwmWOV-c



Xangô, O Vencedor!
Ruy Maurity

Por detrás daquela serra,
Tem uma linda cachoeira!
É de meu pai Xangô!
Que arrebentou sete pedreiras!

Foi água nascendo na fonte e espinho na flor!
Do seu medo escondido nasceu a coragem de ser vencedor.
Punhal na mão, no peito um escudo mais fiel,
de quem na terra concebeu o céu!

São sete pedreiras que ele aprendeu a quebrar,
na faísca da furia, no raio da chuva à luz do luar!
Lavou o corpo com o vinho amargo do suor,
e fez do proprio bem, de to

http://www.youtube.com/watch?v=AdFS5P9XTSA




Mãe Meniniha do Gantois foi a mais famosa Mãe de Santo da Bahia. Muito respeitada e admirada por grandes personalidades contemporâneas do seu tempo:


Oração da Mãe Menininha
Maria Bethânia

Ai minha mãe
Minha Mãe Menininha
Ai minha mãe
Menininha do Gantoise

A estrela mais linda, hein? Tá no Gantoise
E o sol mais brilhante, hein? Tá no Gantoise
A beleza do mundo, hein? Tá no Gantoise
E a mão da doçura, hein? Tá no Gantoise

O consolo da gente, hein? Tá no Gantoise
E a Oxum mais bonita, hein? Tá no Gantoise
Olorum quem mandou
Essa filha de Oxum

Tomar conta da gente
E de tudo cuidar
Olorum quem mandou ô ô

Ora iê iê ô...

Ora iê iê ô...


http://www.youtube.com/watch?v=hNX8zwvM3i4

http://www.youtube.com/watch?v=fQOosGysIZA

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6UZP5b99ir4



As folhas são elementos muito importante na religião do candomblé:

Salve As Folhas
Maria Bethânia

Sem folha não tem sonho
Sem folha não tem vida
Sem folha não tem nada

Quem é você e o que faz por aqui
Eu guardo a luz das estrelas
A alma de cada folha
Sou Aroni

Cosi euê
Cosi orixá
Euê ô
Euê ô orixá

Sem folha não tem sonho
Sem folha não tem festa
Sem folha não tem vida
Sem folha não tem nada

Eu guardo a luz das estrelas
A alma de cada folha
Sou aroni

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=qhFuRkMu4cg

http://www.youtube.com/watch?v=fRUw-qds-I4

http://www.youtube.com/watch?v=ekdYGvcQ3a4




Apesar de ser uma religião politeísta , em que se cultiva vários deuses , que são os orixás , no candomblé há também o Deus supremo , o criador dos homens e dos orixás:
Doce Esperança


Daniela Mercury


Estou aqui pra viver
À procura de amor
Por onde for
Ouvindo ora iê iê
Quero pertencer
A uma filha D`Oxum
Olorum, me diz o que fazer
Pra encontrar esse amor
Que seja doce prazer
Que cheire a jasmim
Ou a macaçá
Que cace em mim meu querer
Com a mesma constância
Das ondas do mar.
Olorum, eu sempre vou crer
Que vou encontrar
Uma gueixa formosa
Loura cor de rosa
Ou uma preta quase azul
Que goste de Itapuã
E vai se arrepiar
Nas festas do Gantois
Olorum, como é bom saber
Que vai me ajudar
Vou aguardar oh Olorum
Numa noite de luar
Rival de Insã
Paixão de Xangô 
Ó, minha filha D`Oxum



http://www.youtube.com/watch?v=N8LLF0VXFXs

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5LzOAAf2-OA#!




Aqui há uma alusão subentendida ao sincretismo de Oxalá com Jesus , que é o senhor do amor


Cara Caramba, Sou Camaleão
Chiclete Com Banana


Cara caramba, cara caraô...(4x)

Vem viver o verão
Vem curtir Salvador
Eu sou camaleão
Deixa eu ser seu amor...

Cara caramba, cara caraô...(4x)

Vem viver o verão
Vem curtir Salvador
Eu sou camaleão
Deixa eu ser seu amor...

Não tem cara metade
Caramba que dengo de amor
És dona da minha vontade
Eu mudo de jeito e de cor...

Te toco, te abraço
Te prendo
Nos raios do sol
Misturo o futuro e o presente
Agora eu vou lá pro farol...

Sem essa de cara ou coroa
Caramba eu sou camaleão
O amor Oxalá abençoa
Tá combinado então...

Teu corpo é mar
Eu navego
No jeito do coração
As ondas percorrem teu vício
No brilho desse verão...

Cara caramba, cara caraô...(4x)

Vem viver o verão
Vem curtir Salvador
Eu sou camaleão
Deixa eu ser seu amor...

Cara caramba, cara caraô...(4x)

É de cama camá
É de camaleão aiaiai
É de camaleão aiaiai
É de camaleão...(2x)

Te toco, te abraço
E te prendo
Nos raios do sol
Misturo o futuro e o presente
Agora eu vou lá pro farol...

Sem essa de cara ou coroa
Caramba eu sou camaleão
O amor Oxalá abençoa
Tá combinado então...

Teu corpo é mar
Eu navego
No jeito do coração
As ondas percorrem teu vício
No brilho desse verão...

Cara caramba, cara caraô...(4x)

http://www.youtube.com/watch?v=Y-NMzwA-RvM

http://www.youtube.com/watch?v=S1Ac2vLmh_w


O sincretismo é também afirmado por Jorge Mautner nesta música ; repare a última quadra:

Urge Dracon
Jorge Mautner

Urge dracon
Ave cesar
Urge dracon
Ave cesar

Magnificus, supremus, augustus
Divinus, superbus, vitalicius
Professor, diktator, imperator
Professor, diktator, imperator
Evoé colofé

Salve o nosso guia
Pro que der e o que vier
Salve o nosso guia
Jorge Mautner

Ou o mundo se brasilifica
Ou vira nazista
Jesus de nazaré
E os tambores do candomblé

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ygwm3N9yrSk


A Bahia te espera 
Herivelto Martins, Chianca Garcia 

A Bahia da magia 
Dos feitiços e da fé 
Bahia que tem tanta igreja 
E tem tanto candomblé 

Para te buscar 
Nossos saveiros já partiram para o mar 
Iaiá Eufrásia, Ladeira do Sobradão 
Está preparando seu candomblé 
Velha Damásia da ladeira do Mamão 
Está preparando acarajé 

Para te buscar 
Nossos saveiros já partiram para o mar 
Nossas morenas 
Roupas novas vão botar 
Se tu vieres irás 
Provar o meu vatapá 
Se tu vieres 
Viverás nos meus braços 
A festa de Iemanjá 
Vem, vem, vem 
Vem, vem, vem 
Vem em busca da Bahia 
Cidade da tentação 
Onde o meu feitiço impera 
Vem e me trazes o teu coração 
Vem, a Bahia te espera 
Bahia, Bahia 
Bahia, Bahia 








Muitas referências à cultura do candomblé da Bahia nesta música , desde às saudações aos orixás e às Mães de Santo mais famosas desta terra. 


A benção, Bahia 
Toquinho, Vinícius de Moraes 

Olorô, Bahia 
Nós viemos pedir sua bênção, saravá! 
Hepa hê, meu guia 
Nós viemos dormir no colinho de Iemanjá 

Nanã Borocô fazer um bulandê 
Efó, cururu e aluá 
Pimenta bastante pra fazer sofrer 
Bastante mulata pra amar 
Fazer juntó 
Meu guia, hê 
Seu guia, hê 
Bahia! 

Saravá, Senhora 
Nossa mãe foi-se embora 
Pra sempre do Afonjá 
A rainha agora 
É Oxum, é a Mãe Menininha do Gantois 
Pedir à Mãe Olga do Alakêto, hê 
Chamar Iansã pra dançar 
Xangô, rei Xangô, kabueci-elê 
Meu pai Oxalá, hepa babá! 
A bênção, Mãe 
Senhora mãe 
Menina mãe 
Rainha 

Olorô, Bahia 
Nós viemos pedir sua bênção, saravá! 
Hepa hê, meu guia 
Nós viemos dormir no colinho de Iemanjá 




Batucajé é uma dança afro-brasileira, de diferentes localidades, também chamada de batuque do Jarê na Bahia e dança Cabinda , também chamada Piauí , onde usam o pandeiro, a cuíca, o chocalho e a matraca como instrumentos. 


A lenda do Abaeté 
Dorival Caymmi 

No Abaeté tem uma lagoa escura 
No Abaeté tem uma lagoa escura 
Arrodeada de areia branca 
Arrodeada de areia branca 
Ô de areia branca 
Ô de areia branca 

De manhã cedo se uma lavadeira 
Vai lavar roupa no Abaeté 
Vai se benzendo porque diz que ouve 
Ouve a zuada do batucajé 
Do batucajé 
Ô do batucajé 

O pescador deixa que seu filhinho 
Tome jangada , faça o que quiser 
Mas dá pancada se o filhinho brinca 
Perto da lagoa do Abaeté 
Ô do Abaeté 
Ô do Abaeté 

A noite tá que é um dia 
Diz alguém olhando a lua 
Pela praia as criancinhas 
Brincam à luz do luar 
O luar prateia tudo 
Coqueiral, areia e mar 
A gente imagina quanto 
A lagoa linda é 
A lua se namorando 
Nas águas do Abaeté 
Credo, Cruz 
Te desconjuro 
Quem falou de Abaeté 

No Abaeté tem uma lagoa escura 
No Abaeté tem uma lagoa escura 
Arrodeada de areia branca 
Arrodeada de areia branca 
Ô de areia branca 
Ô de areia branca 






O mar de Iemanjá é exaltado aqui nesta bela homenagem de Gerônimo 


Abracei o mar 
Vevé Calazans, Gerônimo 

Abracei o mar na lua cheia, abracei 
Abracei o mar 
Abracei o mar na lua cheia, abracei 
Abracei o mar 

Escolhi o melhor dos pensamentos, pensei 
Abracei o mar 
É festa no céu, é lua cheia, sonhei 
Abracei o mar 

E na hora marcada Dona Alvorada 
Chegou pra se banhar 
E nada pediu 
Cantou pra o mar 
Mas nada pediu 
Conversou com o mar 
Eas nada pediu 
E o dia sorriu 

Uma dúzia de rosas 
Cheiro de alfazema, 
presentes eu fui levar 
E nada pedi 
Joguei no mar 
E nada pedi 
Me molhei no mar 
E nada pedi 
Só agradeci... 

Mamado iyê iyê ô 
Orumilá, orumilauó, orumilayó 









Aqui o sincretismo generalizado evidenciado quanto o Dorival fala em Nossa Senhora e São José e fala também em pezinho de Guiné e no Pai de Santo 

Acontece que eu sou baiano 
Dorival Caymmi 

Acontece que ela não é, 
Acontece que ela não é, 
Mas... tem um requebrado pro lado, 
Minha Nossa Senhora! 
Meu senhor São José! 
Tem um requebrado pro lado, 
Minha Nossa Senhora! 
E ninguém sabe o que é! 

Há tanta mulher no mundo, 
Só não casa quem não quer, 
Porque é que eu vim de longe 
Pra gostar dessa mulher? 
Essa que tem um requebrado pro lado, 
Minha Nossa Senhora! 
Meu senhor São José! 
Essa que tem um requebrado pro lado, 
Minha Nossa Senhora! 
E ninguém sabe o que é! 

Já plantei na minha porta 
Um pezinho de guiné, 
Já chamei um Pai de Santo 
Pra benzer essa mulher, 
Essa que tem um requebrado pro lado, 
Minha Nossa Senhora! 
Meu senhor São José! 
Essa que tem um requebrado pro lado, 
Minha Nossa Senhora! 
E ninguém sabe o que é! 







Xangô é um orixá bastante aclamado na cultura do candomblé: 

Agô do pé 
Paulinho Camafeu, Pepeu Gomes: 

Ê filho de Gandhi 
Ê filha de Gandhi 
Ê neto de Gandhi 
Ê neta de Gandhi 

Agô do pé BabáBabá oni 
Venha me salvar que eu sou filho de Gandhi 

Agô do pé ago , agô 
Agô do pé meu pai Xangô 
Agô do pé ago, agô 
Agô do pé obaketô 

Ê Filho de Gandhi 
Ê filha de Gandhi 
Ê neto de Gandhi 
Ê neta de Gandhi 






Aqui a Rainha do Mar é saudada por um dos seus tantos nomes 

Amor de Matar 
Roberto Mende, Jorge Portugal: 

Ô do lado de lá do desejo 
Dê cá lá um beijo 
Que eu quero provar 
Dessa coisa que ver 
Eu não vejo 
Mas dá um molejo 
De arrepiar 

É um frenesi 
Sem freio 
É um amor de matar 
É um samba balanceio 
O som que semeia 
Sem meio de errar 

É um a um 
Há um meio a meio 
É um pra lá e pra cá 
É um Amor sem rodeio 
Na roda do meio 
No meio do mar 


Yê, Yê Odoyá (bis) 
Yê, Yê Yá 








O acarajé e o candomblé aqui são relevados como fortes referências da Bahia. Destaca-se também o Castro Alves que , aqui convém ressaltar , a despeito de ser o grandioso poeta eternizado, foi abolicionista dos mais fervorosos : 


Aquarela brasileira 
Silas de Oliveira 

Vejam esta maravilha de cenário 
É um episódio relicário 
Que o artista num sonho genial 
Escolheu para este carnaval 
E o asfalto como passarela 
Será a tela do Brasil em forma de aquarela 

Passeando pelas cercanias do Amazonas 
Conheci vastos seringais 
No Pará, a ilha dos Marajós 
E a velha cabana Timbó 
Caminhando ainda um pouco mais 
Deparei com lindos coqueirais 
Estava no Ceará, na terra do Irapuã 
De Iracema e Tupã 
Fiquei radiante de alegria 
Quando eu cheguei na Bahia 
Bahia de Castro Alves 
Do acarajé, das noites de magia do candomblé 
Depois de atravessar as matas do Ipu 
Assisti em Pernambuco à festa 
Do frevo e do maracatu 

Brasília tem o seu destaque 
Na arte, na beleza e arquitetura 
Feitiço de garoa pela serra 
São Paulo engrandece a nossa terra 
Do leste por todo o centro-oeste 
Tudo é belo e tem lindo matiz 
E o Rio dos sambas e batucadas 
Dos malandros e mulatas 
De requebros febris 
Brasil, estas nossas verdes matas 
Cachoeiras e cascatas de colorido sutil 
E este lindo céu de azul anil 
Emolduram aquarela o meu Brasil 









Nesta música que Edil Pacheco compôs para o Ara-keto , os orixás são afirmados como fortalecedores e protetores 


Ara-Keto 
Edil Pacheco, Paulo Cesar Pinheiro: 

Ara-Keto é meu 
É seu, é de nós 
É de Deus 
É de lá sua voz 

Ara-keto vai dar pra esse povo sofredor 
O mesmo alento que dá forças aos fiéis 
E ele vai lembrar de Zumbi libertador 
Livrando o povo dos grilhões e das falés 
Vai retumbar todo o chão de Salvador 
Com seus tambores, atabaques e afoxés 

Ara-Keto é meu 
É seu, é de nós 
É de Deus 
É de lá sua voz 

Batam palmas que o Ara-keto vai passar 
Com suas alas de Sinhôs e de Sinhás 
E ele chega no balanço do Ijexá 
Trazendo a força e a proteção dos Orixás 





Mas uma em que a rainha do mar é exaltada. Também se observa um toque de sincretismo , no que se reporta a Santa Bárbara e se associa Deus a Nosso Senhor do Bonfim: 


Arrastão 
Edu Lobo, Vinícius de Moraes: 
Ê tem jangada no mar 
Ê eiê hoje tem arrastão 
Ê todo mundo pescar 
Chega de sombra 
e João já ouviu 

Olha o arrastão entrando no mar sem fim 
Ê meu irmão, me traz Iemanjá pra mim 

Minha Santa Bárbara me abençoai 
Quero me casar com Janaína 

Ê puxa bem devagar 
Ê iê já vem vindo o arrastão 
Ê é a Rainha do Mar 
Vem , vem na rede João pra mim 
Valha Deus, Nosso Senhor do Bonfim 
Nunca jamais se viu tanto peixe assim 
Valha Deus, Nosso Senhor do Bonfim 
Nunca jamais se viu tanto peixe assim 






Aqui a referência sincrética a São Jorge / Ogum

As quatro fases do amor 
Mú, Bernardo Vilhena: 

Todo amor é feito a lua crescente 
Todo amor é feito a lua nova 
Todo amor é feito a lua minguante 
Todo amor é feito a lua cheia, meu amor 

Todo amor é feito a lua 
Todo amor é feito a lua 
Todo amor é fé 
Todo amor é fase 
Todo amor , maré 

Com a bênção de São Jorge, Ogum, oh, oh 
Todo amor é fogo , é brasa da boca do dragão 

Todo amor é feito a lua crescente 
Todo amor é feito a lua nova 
Todo amor é feito a lua minguante 
Todo amor é feito a lua cheia, meu amor 

Todo amor é feito a lua 
Todo amor é feito a lua 
Todo amor é fé, 
todo amor é fase 
todo amor , maré 

Com a bênção de São Jorge, Ogum, oh, oh 
Todo amor é fogo , é brasa da boca do dragão 

O nosso amor é feito a lua crescente 
O nosso amor é feito a lua nova 
O nosso amor é feito a lua minguante 
Nosso amor é feito a lua cheia , meu amor 

Nosso amor é feito a lua 
Nosso amor é feito a lua 
Nosso amor é fe 
Nosso amor é fase 
Nosso amor dá pé 

Com a bênção de São Jorge, Ogum, oh, oh 
O nosso amor é fogo , é brasa da boca do dragão 




Sobre esta música , no link para o vídeo de interpretação de Zezé Motta há posto um comentário no You Tube que acrescenta importante informação histórica sobre o orixá Xangô que é o protagonista desta interessantíssima letra de Gil. Este comentário , de Bruno Metálico , segue reproduzido aqui : 

“ Babá Alapalá, um dos Egun Agbá cultuados no Brasil. É um dos protetores da memória e das tradições de todo o povo negro que sobreviveu à Grande Diáspora Africana. 
Está relacionado a antiga corte da cidade de Oyó. 
Um longo mito relata que Alapalá teria sido um dos filhos do lendário e posteriormente deificado Xangô, terceiro (ou quarto) Alafin de Oyó. Passagens deste mito estão na letra desta bela homenagem a Alapalá, magnificamente interpretada por Zezé Mota. 
Que Babá nos abençoe e nos proteja.” 


Babá Alapalá 
Gilberto Gil: 

Aganju Xangô 
Alapalá, Alapalá ,Alapalá 
Xangô ,Aganju 

O filho perguntou pro pai 
Onde é que está o meu avô 
O meu avô onde é que está ? 
O pai perguntou pro avô 
onde é que está meu bisavô 
meu bisavô onde é que tá ? 
Avô perguntou ô bisavô 
onde é que tá tataravô 
tataravô onde é que está ? 

Tataravô bisavô avô 
Pai Xangô, Aganju 
Viva Egum Babá Alapalá 

Aganju Xangô 
Alapalá, Alapalá, alapá 
Xangô Aganju 

Alapalá, egum 
Espírito elevado ao céu 
Machado alado 
Asas de anjo Aganju 
Alapalá egum 
Espírito elevado ao céu 
Machado astral 
Ancestral do metal 
Do ferro natural 
Do corpo preservado embalsamado 
em bálsamo sagrado 
Corpo eterno e nobre 
De um rei nagô 
Xangô 


Aganju Xangô 
Alapalá, Alapalá, alapá 
Xangô Aganju 





Aqui , com Zezé Mota , onde se há posto o comentário copiado e colado acima : 








Nesta tão agradável e envolvente música de Gil a alusão às contas. O colar de contas é um elemento importante na religião do candomblé. Todo orixá tem suas cores, e o uso do colar de contas com as cores do seu orixá faz parte da reverência ao mesmo e serve de proteção do mesmo Orixá. Note a alusão ao Deus no candomblé: Olorum 

Bahia de todas as contas 
Gilberto Gil: 

Rompeu-se a guia de todos os santos 
Foi Bahia pra todos os cantos 
Foi Bahia 

Pra cada canto uma conta 
Pra nação de ponta a ponta 
O sentimento bateu 

Daquela terra provinha 
Tudo o que esse povo tinha 
De mais puro, de mais seu 

Hoje já ninguém duvida 
Está na alma 
Está na vida 
Está na boca do país 

É o gosto da comida 
É a praça colorida 
É assim porque Deus quis 
Olorum se mexeu 

rompeu-se a guia de todos os santos 
Foi Bahia pra todos os cantos 
Foi Bahia 

Pra cada canto uma conta 
Pra cada santo uma mata 
Uma estrela, um rio, um mar 

E onde quer que houvesse gente 
Brotavam como sementes 
As contas desse colar 

Hoje a raça está formada 
Nossa aventura plantada 
Nossa cultura é raiz 

É ternura nossa folha 
É doçura nossa fruta 
É assim por que Deus quis 
Olorum se mexeu 







Aqui , nesta declaração de amor à Bahia reverência e consideração a Oxalá: 

Bahia morena 
João Nogueira, Edil Pacheco: 

Bahia 
Quando o poeta falava eu já sentia 
Que havia 
Um doce encanto no ar, uma magia 
Um dia 
O senhor do Bonfim me chamou pra lhe ver 
Bahia 
Meu coração não sei porque 
Anda apaixonado por você 
A morena me beijou, me abraçou 
Me tirou pra dançar 
Me deu a mão e fomos passear 
Fui pedir licença a meu pai Oxalá 
Cantei um afoxé para o meu povo dançar 
Chupei siriguela, umbu, caju e cajá 
Dei um cheiro nela, e como é bom iáiá 
Na sexta-feira eu fui à Conceição 
Dancei um samba de roda batido na mão 
De avião, caminhão 
Ou mesmo pelo mar 
Juro, meu amor, que sempre vou voltar 
Bahia querida 
Eu devo lhe dizer 
Minha querida Bahia, a morena é você 


Não há ainda vídeo para esta música



Nesta música Clara Nunes fala das ervas , que são elementos importantes no candomblé. Aqui, entre outras ações protetoras , o uso das ervas , com destaque para o manjericão.



Banho de manjericão 
João Nogueira e Paulo César Pinheiro:



Eu vou me banhar de manjericão

Vou sacudir a poeira do corpo batendo com a mão

E vou voltar lá pro meu congá

Pra pedir pro santo

pra rezar quebranto

Cortar mau-olhado



E eu vou bater na madeira três vezes com o dedo cruzado

Vou pendurar uma figa no aço do meu cordão

Em casa um galho de arruda é que corta

Um copo d'água no canto da porta

Vela acesa, e uma pimenteira no portão



Eu vou me banhar de manjericão

Vou sacudir a poeira do corpo batendo com a mão

E vou voltar lá pro meu congá

Pra pedir pro santo

pra rezar quebranto

Cortar mau-olhado



É com vovó Maria que tem simpatia pra corpo fechado

É com pai Benedito que benze os aflitos com um toque de mão

E pai Antônio cura desengano

E tem a reza de S. Cipriano

E tem as ervas que abrem os caminhos pro cristão

https://www.youtube.com/watch?v=WFL7SL0tqa4



Nesta letra , que tem o efeito de poema visual e concreto , Gil exalta a o candomblé , brincando com as palavras bat ( que em inglês é morcego , mas aqui vale pela associação ao verbo bater ) e macumba ( como geralmente os leigos e até os preconceituosos se refere ao candomblé ) ; bate macumba.
Bat Macumba
Gilberto Gil
Os Mutantes

Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba oh
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba
Bat Macumba ê ê, Bat Macum
Bat Macumba ê ê, Batman
Bat Macumba ê ê, Bat
Bat Macumba ê ê, Ba
Bat Macumba ê ê
Bat Macumba ê
Bat Macumba
Bat Macum
Batman
Bat
Ba
Bat
Bat Man
Bat Macum
Bat Macumba
Bat Macumba ê
Bat Macumba ê ê
Bat Macumba ê ê, Ba
Bat Macumba ê ê, Bat
Bat Macumba ê ê, Batman
Bat Macumba ê ê, Bat Macum
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba oh
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá
Bat Macumba ê ê, Bat Macumba obá!

https://www.youtube.com/watch?v=FvlA8QtHu8M



Aqui com “” Os Mutantes” “

https://www.youtube.com/watch?v=ZqKBCJL4GNo



Aqui com “ Os mutantes “em retomada ( Zélia Duncan e etc. )

https://www.youtube.com/watch?v=u-qeENZBTo4


Aqui com Rita Lee , Caetano Veloso e Tom Zé

https://www.youtube.com/watch?v=qjqwAj-rWno





Nesta letra Iemanjá é relevada junto ao sagrado da cultura indiana.



Blues
Perícles Cavalcanti


Tem muito azul em torno dele

Azul no céu, azul no mar

Azul no sangue à flor da pele

Os pés de lotus de Krishna

Tem muito azul em torno dela

Azul no céu , azul no mar

Azul no sangue à flor da pele

As mãos de rosa de Iemanjá

O pé da Índia e a mão da África

O pé no céu a mão no mar



Tem muito azul em torno dele



https://www.youtube.com/watch?v=18wOZRHQK-c

https://www.youtube.com/watch?v=CnZlYFnIh6o



A temática candomblecista na MPB por vezes aparece em contextos hilários , irônicos ... Veremos neste padrão algumas delas em sequência



Boca de sapo

Zezé Motta



Costurou na boca do sapo um resto de angu

A sobra do prato que o pato deixou



Depois de rir feito Exu Caveira

Marido infiel vai levar rasteira



E amarrou

As pernas do sapo

Com a guia de vidro

Que ele pensava que tinha perdido



Depois deu de rir feito Exu Caveira

Marido infiel vai levar rasteira



Tu tá branco, Honorato

Que nem cal

Murcho feito o sapo, Honorato

No quintal

Do teu riso, Honorato

Nem sinal

Se o sapo dança, Honorato

Tu, Babau



Definhou

E acordou com um sonho

Contando a mandinga

E falou pra doida

Meu santo me vinga



Mas ela se riu feito Exu Caveira

Marido infiel vai levar rasteira



Implorou

Patroa perdoa , eu quero viver

Afasta meus olhos do Obaluaê



Mas ela se riu feito Exu Caveira

Marido infiel vai levar rasteira



Tás virando Honorato

Varapau

Seco feito o sapo, Honorato

No quintal

Figa, reza, Honorato, o escambau

Nada salva o sapo , Honorato

Desse mal



https://www.youtube.com/watch?v=TRNaxuCthY8


https://www.youtube.com/watch?v=MWYuXJsdbJU

Aqui com Clementina de Jesus

https://www.youtube.com/watch?v=2H9sDFqjUVM


Aqui com um dos autores , João Bosco :

https://www.youtube.com/watch?v=WHL4rPbbqtk

https://www.youtube.com/watch?v=L0eOHjSOnes


Aqui cantam João Bosco e Clementina de Jesus

https://www.youtube.com/watch?v=zQVSiQBqBQI



Candidato Caô Caô

Walter Meninão, Pedro Butina


Ele subiu o morro sem gravata

dizendo que gostava da raça

Foi lá na vendinha bebeu cachaça,

até bagulho fumou

Jantou no meu barracão,


e lá usou lata de goiabada como prato

Eu logo percebi: é mais um candidato

para a próxima eleição


É, ele fez questão de beber água da chuva

Foi lá no terreiro pedir ajuda,

e bateu cabeça no congá

Mas ele não se deu bem

porque o guia que estava incorporado

disse: "Esse político é safado. Cuidado na hora de votar!"

Também disse:


Meu irmão se liga no que eu vou lhe dizer,

hoje ele pede seu voto, amanhã manda a polícia lhe bater" (bis)



https://www.youtube.com/watch?v=f3UycTiQW4s


Aqui com “ O Rappa “ e participação de Bezerra


https://www.youtube.com/watch?v=MSi1NpAzHPM

https://www.youtube.com/watch?v=kBkEjNr6uHM




A gente é sem-vergonha

Genival Lacerda, Acioli Neto



A gente é sem-vergonha

A gente é que não presta

O mundo pegando fogo

E nós aqui na festa



É bomba, é bomba, é bomba, é foguete

É pau, é pedra, é bala, é cacete

E a gente aqui encangado que

Nem dois “siri”

E a gente aqui macumbando pro

Santo “subi”


https://www.youtube.com/watch?v=VrP5OWPdJeQ

https://www.youtube.com/watch?v=bLDjWVL5oP0




Vou botar teu nome na macumba

Zeca Pagodinho

Eu vou botar!
Eu vou botar teu nome na macumba
Vou procurar uma feiticeira
Fazer uma quizumba prá te derrubar
Oi, Iaiá!
Você me jogou um feitiço
Quase que eu morri
Só eu sei o que eu sofri
Deus me perdoe
Mas vou me vingar

Eu vou botar teu retrato
Num prato com pimenta
Quero ver se você "güenta"
A mandinga que eu vou te jogar
Eh!
Raspa de chifre de bode
Pedaço de rabo de jumenta
Tu vai botar fogo pela venta
Comigo não vai mais brincar...

Eu vou botar!
Eu vou botar
Teu nome na macumba
Vou procurar uma feiticeira
Fazer uma quizumba
Prá te derrubar
Você me jogou um feitiço
Quase que eu morri
Só eu sei o que sofri
Que Deus me perdoe
Mas vou me vingar...

Asa de morcego
Corcova de camelo
Prá te derrubar
Uma cabeça de burro
Prá quebrar o encanto
Do teu patuá...

Olha, tu podes ser forte
Mas tens que ter sorte
Prá te salvar
Toma cuidado comadre
Com a mandinga
Que eu vou te jogar...

https://www.youtube.com/watch?v=To6s-btZ2FE

https://www.youtube.com/watch?v=w2taNo6f5uo





Só o ôme
Noriel Vilela


Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode te ajudar

Suncê compra um garrafa de marafo
Marafo que eu vai dizer o nome
Meia noite suncê na incruziada
Distampa a garrafa e chama o ôme
O galo vai cantá suncê escuta
Rêia tudo no chão que tá na hora
E se o guarda noturno vem chegando
Suncê óia pa ele que ele vai andando

Ah mô fio do jeito que suncê tá
Só o ôme é que pode ti ajudá

Eu estou ensinando isso a suncê
Mas suncê num tem sido muito bão
Tem sido mau fio mau marido
Inda puxa saco de patrão
Fez candonga de companheiro seu
Ele botou feitiço em suncê
Agora só o ôme à meia noite
É que seu caso pode resolvê

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=StSFv3OSuzk



Coisa feita

João Bosco, Aldir Blanc, Paulo Emílio



Sou bem mulher

De pegar macho pelo pé

Reencarnação da princesa do Daomé



Eu sou marfim

Lá das minas do Salomão

Me esparramo em mim

Lua cheia sobre o carvão



Um mulherão balagandão,

Cerâmica e sisal

Língua assim

A conta certa entre a baunilha e o sal



Fogão de lenha

Garrafa de areia colorida

Pedra sabão

Peneira e água boa de moringa



Sou de arrancar couro

De farejar ouro

Princesa do Daomé



Sou coisa feita

Se o malandro se aconchegar

Vai morrer na esteira

Maré sonsa de Paquetá



Sou coisa benta

Se provar do meu aluá

Bebe o Pólo Norte

Bem tirado do samovar



Neguinho assim, ó!

Já escreveu atrás do caminhão

"A mulher que não se esquece

É lá do Daomé"



Faço mandinga

Fecho os caminhos com as cinzas

Deixo biruta

Lélé da cuca, zuretão, ranzinza



Pra não ficar bobo

Melhor fugir logo

Sou de pegar pelo pé



Sou avatar, Vudu

Sou de botar fogo

Princesa de Daomé


http://www.youtube.com/watch?v=nq_8C2VqhZ8

Com Alacione

http://www.youtube.com/watch?v=1jypGKWBDP8

Com Simone

http://www.youtube.com/watch?v=jR2QjjLHm7U




Aqui , o axé da Bahia , o acarajé e a preta no candomblé se contextualizam na mesma rima nesse samba esfuziante. 

Vai lá, vai lá
Fundo de Quintal



Vai lá, vai lá!
Vai lá, vai lá!
Vai lá, vai lá!
Vai lá, vai lá!

Vai lá!
Vai lá no Cacique sambar
Não fique de marra vem cá
Não deixe essa onda quebrar
Meu barco já vai navegar
Vou dar a partida...

Iô iô, iô iô!
Iô iô, iô iô!
Iô iô, iô iô!
Iô iô, iô iô!

Vem cá!
Um pudim sem côco
Não dá
Já tô preparando o jantar
Tem prá sobremesa, manjar
Pimenta não pode faltar
Feijão sem tempero
É ruim de aturar...

Iô iô, iô iô!
Iô iô, iô iô!
Iô iô, iô iô!
Iô iô, iô iô!

É, pois é!
Estou procurando o José
Ficou de me dar um qualquer
Busquei na Bahia um axé
De olho no acarajé
Ganhei uma preta
No candomblé...

Iô iô, iô iô!
Iô iô, iô iô!
Iô iô, iô iô!
Iô iô, iô iô!
Ai, ai, ai, ai!

http://www.youtube.com/watch?v=CUEUwy-gSLM




O teor sincrético afro-católico se projeta nesta música do Martinho.



Casa de bamba

Martinho da Vila



Na minha casa todo mundo é bamba

Todo mundo bebe, todo mundo samba



Na minha casa não tem bola pra vizinha

Não se fala do alheio nem se liga pra Candinha



Na minha casa todo mundo é bamba

Todo mundo bebe, todo mundo samba



Na minha casa ninguém liga pra intriga

Todo mundo xinga, todo mundo briga



Macumba lá na minha casa

Tem galinha preta azeite de dendê

Na ladainha, lá na minha casa

Tem reza bonitinha e canjiquinha pra comer



Se tem alguém aflito

Todo mundo chora , todo mundo sofre

Mas logo se reza pra São Benedito

Pra Nossa senhora e pra Santo Onofre



Mas se tem alguém cantando

Todo mundo canta, todo mundo dança

Todo mundo samba e ninguém se cansa

Pois minha casa é casa de bamba



http://www.youtube.com/watch?v=Sw5p1xptHVs



Nesta música em homenagem a Dorival Caymmi , Gil se reporta a Xangô como orixá que fez Caymmi inspirado.



Buda Nagô

Gilberto Gil



Dorival é ímpar

Dorival é par

Dorival é terra

Dorival é mar



Dorival tá no pé

Dorival tá na mão

Dorival tá no céu

Dorival tá no chão



Dorival é belo

Dorival é bom

Dorival é tudo

Que estiver no tom



Dorival vai cantar

Dorival em CD

Dorival vai sambar

Dorival na TV



Dorival é um Buda nagô

Filho da casa real da inspiração

Como príncipe principiou

A nova idade de ouro da canção



Mas um dia Xangô

Deu-lhe a inspiração

Lá na beira do mar (foi)

Na praia de armação (foi não)



Lá no jardim de Alá

Lá no alto sertão ( foi não)

Lá na mesa de um bar (foi)

Dentro do coração



Dorival é Eva

Dorival , Adão

Dorival é lima

Dorival limão



Dorival é a mãe

Dorival é pai

Dorival é o peão

Balança mas não cai



Dorival é um monge chinês

Nascido na Roma negra, Salvador

Se é que ele fez fortuna ele a fez

Apostando tudo na carta do amor



Azes, damas e reis

Ele teve, e passou

Teve o mundo aos seus pés

Ele viu nem ligou



Seguidores fiéis

E ele se adiantou

Só levou seus pincéis

A viola e uma flor



Dorival é índio

Desse que anda nu

Que bebe garapa

Que come beiju



Dorival no Japão

Dorival samurai

Dorival é a nação

Balança mas não cai


http://www.youtube.com/watch?v=SUDhybInXgQ


Com Caetano e Gil

http://www.youtube.com/watch?v=ZS1I-XjWgF4




Aqui Paulinho Boca compõe uma baiana característica , e dentre os presentes que ela merece está a guia de Oxalá.

Vestido de Prata
Paulinho Boca de Cantor


Precisa fazer pra baiana um vestido de prata...
Precisa fazer pra baiana um vestido de prata...
que todo dia no espelho quando ela se olhar,
Seja a cara dela...
Seja a cara dela...

Já faz tanto tempo que eu não vejo ela dançar,
Que a gente não canta junto a mesma canção,
Precisa mandar um presente pra ela,
Pra ver se desperta o seu coração

Um presente assim, que seja a cara dela...
Um presente assim, que seja a cara dela...

Um vestido bordado com contas do mar Uma sandália de couro,
E ainda mando de quebra uma guia de Oxalá,
Pra ela botar no pescoço.

Um presente assim, que seja a cara dela...

http://www.youtube.com/watch?v=SX4qYY5_Jdo 
Aqui com Jauperi
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kroF45Lx7Uc#!



Carlinhos Brown , religioso candomblecista , exalta aqui o seu orixá padrinho , Obaluaê
Ashansú
Timbalada

Obaluaê
Babalorixa-ê
Babalorixá, atotô
Babalorixa-ê

Ê Nirê, Nirê
Ê Nirê, Nirê
Babaolorum xexê salerojá
Babaolorum xexê salerojá
Aê nirê, Nirê ô
Aê nirê, Nirê ô
Aê nirê, Nirê ô
Aê nirê, Nirê ô

Meu padrinho é Obaluê
orixá ê
Meu padrinho é Obaluê
orixá ê
Meu padrinho é Obaluê
orixá ê
Meu padrinho é Obaluê
orixá ê

Ê Nirê, Nirê
Ê Nirê, Nirê
Babaolorum xexê salerojá
Babaolorum xexê salerojá
Aê nirê, Nirê ô
Aê nirê, Nirê ô
Aê nirê, Nirê ô
Aê nirê, Nirê ô

Babaluaê, Babaluaê, Babaluaê, Babaluaê, Babaluaê ...

Atotô Babá
Atotô
Azassum
Atotô omolú
Babalodê alorê minazú didê
Olorum modupê
Olorum didê
Kalofé
Kalofé

Babaolorum xexê salerojá
Babaolorum xexê salerojá
Aê nirê, Nirê ô
Aê nirê, Nirê ô
Aê nirê, Nirê ô
Aê nirê, Nirê ô

http://www.youtube.com/watch?v=StLhALRlPAs

5 comentários:

  1. Muitos parabens!! Muito boa esta pesquisa!

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  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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  3. Estou montando um seminário tratando exatamente do reflexo do candomblé na musica brasileira,e sua página abordou muito bem.Parabéns!! Imagino que por ser candomblecista veja isso de maneira mais clara do que eu.

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